Atenção para a saúde ocular Anna Carolina Comunicação

No dia 14 de novembro, chama-se atenção para o Dia Mundial do Diabetes. Nessa época, além de reforçar, em suas intervenções educativas, a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, o Seconci-MG também ressalta a necessidade de manter a saúde ocular, visto que pessoas acometidas pela doença têm mais chances de desenvolver complicações e perda da visão.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, quem tem diabetes apresenta 40% mais chance de desenvolver glaucoma, 60% mais chance de desenvolver catarata, e de 20 a 25% mais chance de ter retinopatia diabética. Em função disso, é fundamental ficar de olho nas taxas de glicemia e fazer exames regularmente.

A especialidade de oftalmologia foi agregada às demais oferecidas na área de medicina assistencial do Seconci-MG a partir de 2009 e, desde então, já foram realizadas mais de 21 mil consultas oftalmológicas, com uma média de 208 atendimentos por mês.

Os problemas oculares mais frequentes verificados na entidade são as conjuntivites atópicas, o ceratocone, o glaucoma, as retinopatias hipertensivas e diabéticas e as uveítes – inflamações oculares normalmente relacionadas à Toxoplasmose.

“Antes de pensar nos cuidados com os olhos, é preciso ter cuidado, em primeiro lugar, com a saúde global e entender que as doenças oculares, com exceção das hereditárias, são reflexo, na maioria das vezes, dos distúrbios sistêmicos – Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM), Dislipidemias (aumento de colesterol e triglicérides), entre outras” – observa a Dra. Kely Cristina Silva, oftalmologista que atende no Seconci-MG.

A médica ressalta que, como as demais especialidades médicas ofertadas pelo Seconci-MG, a de oftalmologia preza muito a prevenção de doenças e a promoção da saúde. O rastreamento dos problemas oculares tem por base uma boa entrevista clínica, um exame físico sistematizado e, sempre que necessário, a solicitação criteriosa de exames complementares.

Campanha de arrecadação de armações de óculos

O Seconci-MG mantém uma campanha permanente de arrecadação de armações de óculos em sua sede. As doações são destinadas a usuários de seus serviços – funcionários das empresas associadas e familiares destes – atendidos na especialidade de oftalmologia. Elas já ajudaram muitos trabalhadores a reduzirem o custo de confecção dos óculos receitados, que precisaram providenciar apenas a adaptação das lentes.

Periodicamente, o estoque de doações necessita ser renovado, por isso a entidade está sempre reativando a iniciativa. São aceitos óculos de grau, de sol, armações de plástico ou de metal, com ou sem lentes, infantis ou para adultos. Os interessados em colaborar podem encaminhar as doações para a sede do Seconci-MG. 

Se você possui uma ou mais armações de óculos sem utilização ou esquecidas em alguma gaveta, doe para quem precisa! Seus óculos velhos podem beneficiar alguém que necessita.

Recebimento de óculos usados

Local: Seconci-MG | Rua Diamantina, nº 285 – 1º piso – Lagoinha 

Horário: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19hs

Mais informações: Departamento de Serviço Social da entidade – (31)3449-8005 | (31)3449-8006.