Projeto Construção sem Aedes

A Dengue, e posteriormente outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, sempre estiveram no foco de ações educativas promovidas pelo setor da construção. Palestras informativas e vistorias preventivas nos canteiros de obras para identificação de eventuais focos reprodutivos do mosquito transmissor são expedientes ainda em curso promovidos pelo Seconci-MG. 

Diariamente, na sede da entidade, são feitas intervenções nos treinamentos admissionais realizados pelo Departamento de Segurança do Trabalho, para alertar os participantes sobre a necessidade de eliminar – nas obras, em suas residências e comunidade onde moram -, focos de reprodução do Aedes aegypti. Palestras sobre o tema também são incluídas na programação das Semanas Internas de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipats), ou ministradas sob demanda, muitas vezes com o apoio de técnicos em mobilização social do Mobiliza SUS-BH. A intenção é que estas falas reverberem, ampliando o número de pessoas envolvidas com o combate ao mosquito.

O aumento acentuado da ocorrência de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti motivou a Secretaria Municipal de Saúde e o Seconci-MG a buscarem estratégias mais assertivas de enfrentamento da situação. Para tanto, será lançado o projeto Construção sem Aedes, visando a reforçar e otimizar o comprometimento das empresas de construção com a prevenção destas doenças e a erradicação de focos reprodutivos do mosquito.

A intenção é criar comitês, formados por representantes do Seconci-MG, das obras das empresas participantes, das zoonoses das áreas de abrangência do projeto e do Mobiliza SUS-BH, para realizar um trabalho sequencial a partir de uma primeira abordagem na obra. Além das palestras de sensibilização, através de recursos como a “arte mobilização”, a iniciativa incluirá visitas e vistorias articuladas com a empresa cadastrada, além de contatos periódicos para fornecimento de dados e informações específicas. 

O Construção sem Aedes objetiva fomentar atitudes saudáveis que concorram para a mudança de comportamento e capacitação de multiplicadores no combate ao Aedes aegypti. Participe desta ação enviando um e-mail para [email protected], informando a razão social de sua empresa e o nome, telefone e e-mail de contato de um representante para tratar dos expedientes relacionados ao projeto.

Conartes Engenharia inclui ações de combate ao Aedes aegypti em sua Sipat 

A Conartes Engenharia realizou, na semana de 21 a 25 de outubro, sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) 2019. A empresa contou com o apoio do Seconci-MG na programação do evento e entre as palestras promovidas incluiu uma sobre Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, já firmando sua adesão ao projeto Construção sem Aedes. Nos dias 24 e 25 de outubro a técnica em mobilização social Lucília Palhares ministrou palestras sobre o tema. Ela foi acompanhada pela arte mobilizadora Márcia Moreira, que realizou uma performance criativa e lúdica reforçando o que foi falado na palestra. A empresa ainda recebeu a visita do coordenador da zoonose da área de abrangência e de um agente de combate a endemias que percorreram a obra para verificar se havia no local eventuais focos ou criadouros do mosquito.