Seconci-MG amplia sua área de abrangência

O Seconci-MG ampliou sua área de atuação. Conforme acordado nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) vigentes no período de 01 de novembro de 2019 a 31 de outubro de 2020, o Seconci-MG  realizará ações sociais e prestará serviços de promoção à saúde e segurança do trabalho a trabalhadores dos municípios de Belo Horizonte (24ª cláusula), Betim(25ª cláusula), Contagem (23ª cláusula), Pedro Leopoldo (15ª cláusula), Santa Luzia (30ª cláusula) e Vespaziano (17ª cláusula).

Os trabalhadores, empregados das empresas de construção civil destas localidades, e familiares destes, passam a ter acesso, sem ônus para os mesmos, a ações sociais e serviços de promoção à saúde e segurança do trabalho. Cabe à empresa associada arcar com estes benefícios.

Confira alguns destes serviços disponibilizados:

Área Médica Assistencial: Consultas com hora marcada nas seguintes especialidades: cardiologia, clínica geral, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, urologia, psicologia, ortopedia/fisioterapia.

Área Médica Ocupacional: Mediante convênio específico, é disponibilizado o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) que inclui as consultas médicas ocupacionais (exames admissional, demissional, mudança de função, periódico, retorno ao trabalho), exames complementares de acuidade visual e audiometrias, elaboração e acompanhamento de plano anual de palestras educativas, elaboração de relatórios anuais específicos. 

Área Odontológica: palestras diárias sobre higiene bucal e prevenção de doenças, consultas com hora marcada, na sede do Seconci-MG, que incluem restaurações, profilaxias dentárias, remoção de tártaro, polimento, extração de dentes, odontopediatria (atendimento de crianças com idade entre 6 e 13 anos) tratamento de canal (de dentes anteriores) e atendimento odontológico básico no próprio local de trabalho – através da Unidade Móvel Odontológica (UMO).

Área de Segurança do Trabalho: cursos e treinamentos exigidos pela legislação de segurança – Treinamento Admissional (NR18), formação para membros da CIPA, Curso Básico NR10, Curso de Reciclagem da NR10, Capacitação para Trabalho em Altura (NR35), Elaboração de documentos ocupacionais (PCMAT/PPRA/LRA), inspeções de risco preventivas e palestras sobre temas voltados para a Segurança no Trabalho.

Área Social: orientações sobre obtenção de benefícios no Seconci-MG e na rede pública, promoção de palestras sobre temas de educação em saúde e cidadania, supervisão de projetos nas áreas de educação (EJA/ qualificação profissional), lazer e cultura. 

Mais informações no Departamento de Serviço Social (31 3449-8006) ou no site do Seconci-MG: www.seconci-mg.org.br.