Seconci-MG e CEMIG renovam acordo de cooperação

No último dia 27 de janeiro (segunda-feira), as supervisoras das áreas social e de segurança do trabalho do Seconci-MG, Sylvia Helena Costa e Andreia Darmstadter, se reuniram com a gerência de saúde e segurança do trabalho da Cemig, representada por José Carmo Júnior e João José Magalhães , a fim de discutir propostas de ações integradas com vistas a ampliar e fortalecer um acordo de cooperação técnica já existente entre as duas organizações. 

A iniciativa integra um projeto mais amplo de segurança com a população no que diz respeito à prevenção de acidentes com a rede elétrica, uma vez que ainda é expressivo o índice de acidentes dessa natureza que têm como origem a construção civil, principalmente na atividade informal.

O plano de ação a ser costurado tem como meta atuar na cadeia de riscos que envolvem as atividades construtivas, incluindo também fabricantes e fornecedores de produtos e serviços. Para que as ações tenham capilaridade e resultados concretos, estão sendo buscadas parcerias sólidas e perenes, com objetivos comuns e com expertise em gestão de riscos em suas rotinas de atuação. 

Além de envolver os trabalhadores da construção civil nas ações educativas da Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População (Cepap), realizada todos os anos e com previsão de intensificação em maio de 2020, serão desenvolvidas atividades e estratégias com o intuito de conscientizá-los sobre os cuidados que devem ser observados em relação à energia elétrica, para que incorporem de fato uma cultura prevencionista em suas atividades laborais e influenciem sua família e comunidade a fazerem o mesmo.

Recursos como palestras instrutivas, participação em cursos específicos voltados para a segurança no trabalho com energia elétrica (Cursos Básico e de Reciclagem da NR10), desenvolvimento de conteúdos educativos e de outras estratégias de comunicação e a realização de eventos em torno do tema estão previstos no pacto de cooperação técnica a ser formalizado e posto em prática. O Seconci-MG dará visibilidade a estes expedientes em suas mídias e rede de contatos.