Seconci-MG participa do evento Mulheres na Praça promovido pelo TJMG

No último dia 23 de novembro (sábado), o Seconci-MG colaborou com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais no evento Mulheres na Praça, promovido pelo TJMG e pela Prefeitura de Belo Horizonte na Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza, Região Leste da Capital, das 9h às 15h. 

A ação está vinculada à abertura da 15ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, também apoiada pela entidade, que, em parceria com o TJMG, desenvolve o Projeto Construindo Igualdades. Ele tem como objetivo sensibilizar o setor da construção para a urgência de uma mudança de comportamento no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. A discussão do assunto no âmbito da construção civil acontece na forma de palestras realizadas principalmente em canteiros de obras e escritórios de empresas associadas ao Seconci-MG, ministradas por juízes, defensores públicos, psicólogos, antropóloga e  assistentes sociais – todos colaboradores arregimentados pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), do TJMG.

A programação do Mulheres na Praça contou com show de banda feminina, esquete teatral, exibição de técnicas e táticas de defesa pessoal para mulheres (Krav Maga) e serviços e informações voltados para o enfrentamento da violência  e proteção para o público feminino. 

O Seconci-MG levou duas ações de promoção à saúde que realiza regularmente nas obras – aferição da pressão arterial e testes de glicemia capilar. O objetivo é alertar sobre a importância de conhecer melhor a própria condição de saúde e de se manter em tratamento ou controle – evitando assim as consequências, às vezes graves, de doenças como a Hipertensão e o Diabetes. Ao longo da semana de 25 a 29 de novembro a entidade promoveu também, em articulação com a Comsiv, palestras sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em vários canteiros de obras de empresas de construção civil. Desde que a parceria com o TJMG foi firmada, em outubro de 2018, já foram realizados 21 eventos educativos, alcançando um público de 1848 ouvintes.

Como participar da campanha contra a violência doméstica

A violência doméstica contra a mulher repercute na dinâmica familiar e precisa ser desmistificada e coibida. Para levar essa discussão até seus colaboradores entre em contato com o Departamento de Serviço Social do Seconci-MG, que intermedia contatos junto à Comsiv para realização desta palestra . O setor encaminha as demandas de empresas interessadas em debater o assunto à coordenadoria, que irá verificar disponibilidade e condições de atendimento. As solicitações podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. Além de sua razão social, a empresa deverá informar data, local e horários pretendidos para realização da palestra, bem como número de ouvintes e contato de um responsável para as tratativas pertinentes à organização do evento. Cabe à empresa providenciar, quando necessário, o deslocamento (ida e volta) do (a) palestrante até o local da palestra, bem como os recursos audiovisuais necessários.