Seconci-MG promove, em parceria com a SMSA, ações de conscientização e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis

A campanha Dezembro Vermelho enseja uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV e outras ISTs. Ciente da importância do acesso à informação adequada e com o objetivo de esclarecer sobre prevenção, proteção e assistência dada pelo SUS às pessoas infectadas pelo HIV e outras ISTs, o Seconci-MG, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Coordenações de Saúde Sexual/Atenção às ISTs e do Adulto/Idoso, promoveu, no último dia 11 de dezembro, para colaboradores de um dos canteiros de obras da associada EPO Engenharia, ações de sensibilização e prevenção relacionadas a estas infecções.

Os trabalhadores receberam inicialmente uma palestra que abordou principalmente as ISTs mais comuns, com explicações sobre como se manifestam, seus meios de transmissão, prevenção, diagnóstico e tratamento. Em seguida, aqueles que se interessaram puderam realizar, no próprio local de trabalho, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Práticos e de fácil execução, os testes rápidos são realizados com a coleta de uma gota de sangue e os resultados saem, em no máximo, 30 minutos. Foi explicado que eles devem ser feitos sempre que a pessoa tiver passado por uma situação de risco. Os resultados foram fornecidos acompanhados de orientações específicas, ou seja, a ação educativa e preventiva inclui o aconselhamento antes e após a testagem rápida, ressaltando-se a importância do diagnóstico realizado em tempo oportuno e as opções para a busca de tratamento e controle – gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

O Seconci-MG, com o apoio da SMSA, pretende replicar e expandir essa ação educativa em outras obras no próximo ano, acreditando que a prevenção e o tratamento de indivíduos com ISTs melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

Para maiores informações, entrar em contato com o Departamento de Serviço Social do Seconci-MG, através dos telefones (31) 3449- 8005/3449-8006 ou do e-mail [email protected]