Seminário discutiu as mudanças na Segurança e Saúde no Trabalho

No último dia 05 de julho, o auditório térreo da Fiemg recebeu engenheiros, tecnólogos, técnicos em segurança do trabalho, médicos e enfermeiros do trabalho, empresários e profissionais de RH para o seminário Mudanças na Segurança e Saúde no Trabalho. O evento teve como objetivo criar um ambiente para um debate propositivo em torno das revisões das normas regulamentadoras (NRs), envolvendo representantes do governo, dos trabalhadores e empregadores.

Aberto pelo Vice-Presidente da Fiemg, Teodomiro Diniz Camargos, o seminário teve a participação da Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG e membro do Grupo Técnico Tripartite (GTT), Andreia Kaucher Darmstadter, que abordou a visão patronal sobre as revisões das NRs. Na oportunidade, Marcos Botelho, Auditor Fiscal da Secretaria Regional do Trabalho em Minas Gerais e representante do Ministério da Economia, discorreu sobre as mudanças sob a ótica da fiscalização. O evento contou ainda com uma fala do Diretor da Diferencial Engenharia, Gilson Antônio Fagundes, que também coordenou o debate. O encerramento ficou a cargo do Presidente da Associação Mineira de Engenharia de Segurança (AMES), João José Magalhães Soares.

Está em curso um plano de redução das normas de segurança no trabalho em vigor no Brasil. Existem 37 normas regulamentadoras, que reúnem 6,8 mil regras distintas sobre segurança e medicina do trabalho. Na ótica governamental, esse arcabouço regulatório implica em um grande potencial de multas a empresas por fiscais do trabalho e uma carga que impacta a competitividade dos produtos do país.