Notícias

« Nazaj

Premiando as boas práticas

Já temos os vencedores do Prêmio Segurança do Trabalho Sinduscon-MG/Seconci-MG de 2017. A iniciativa, em sua 19º edição, visa a valorizar a boa gestão da segurança do trabalho no âmbito da construção civil, divulgando soluções inovadoras e as boas práticas nessa área.

 

Nestas quase duas décadas da premiação, o Sinduscon-MG e o seu braço social, Seconci-MG, buscaram estimular as empresas do setor a irem além do cumprimento das obrigações legais ditadas pelas Normas Regulamentadoras (NRs), que orientam sobre os procedimentos obrigatórios relacionados à saúde e segurança do trabalhador.

 

Ao dar visibilidade ao bom desempenho das concorrentes no quesito segurança, as entidades promotoras do evento mobilizam esforços para instituir uma cultura da segurança, que envolva e comprometa todos os atores do processo produtivo, tornando o exercício da segurança uma ação perene, sistemática, lógica e contextualizada. Além disso, o Prêmio incentiva a criatividade na busca de estratégias e recursos que previnam e impeçam a ocorrência de acidentes.

 

Como funciona a premiação

Findo o prazo de inscrições, as participantes passam a ser monitoradas pelo Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, durante período específico previsto no regulamento da competição. Em suas últimas edições, o Prêmio passou a contar com uma ferramenta de análise desenvolvida pela entidade, que funciona como um "relatório de inspeção eletrônica" nas obras, subsidiando a inspeção in loco. O software, batizado SEGCON, auxilia as empresas no cumprimento das regras de segurança no trabalho. O sistema reúne 863 itens avaliáveis relacionados às Normas Regulamentadoras 5, 6, 7, 9, 18 e 35. Para participar, a concorrente deve utilizar esse sistema operacional, que independente da disputa, lhe permite verificar o que está adequado e o que ainda é necessário fazer para garantir a boa gestão da segurança.

 

A premiação abrange as seguintes categorias: Empresa Prevencionista, Certificado de Empresa prevencionista, Operário Destaque na Segurança do Trabalho e Empresa Destaque na Área de Vivência.

 

O prêmio Empresa Prevencionista é conferido à concorrente cadastrada no Sistema SEGCON que obtiver o melhor indicador de pontuação nas inspeções realizadas em suas obras pelo Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG.

 

Receberão o Certificado de Empresa Prevencionista as empresas que alcançarem as cinco melhores médias de pontuação, abaixo da vencedora, nas inspeções efetuadas nas obras inscritas.

 

A categoria Operário Destaque na Segurança do Trabalho contempla o trabalhador pertencente ao quadro funcional da empresa participante, que se destacar no desenvolvimento de algum mecanismo ou recurso que auxilie nas ações de segurança do trabalho implementadas pela empresa. Esse trabalhador deverá ter domínio da legislação de segurança vigente, o que será avaliado em prova específica, durante a fase de apuração.

 

Já a categoria Empresa Destaque na Área de Vivência premia a competidora que tenha alcançado a maior média de pontuação nas inspeções realizadas nas áreas de vivência das obras inscritas, atestando a preocupação da empresa com o conforto de seus empregados.

 

Podem participar do Prêmio empresas associadas ao Seconci-MG e ao Sinduscon-MG que estejam inscritas no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) e executando obras nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Lagoa Santa e Nova Lima. Cada participante pode inscrever quantas obras desejar.

 

Os vencedores de 2017

Neste ano, a grande vencedora foi a MRV Engenharia e Participações S/A. A empresa conquistou o primeiro lugar em duas categorias: Empresa Prevencionista e Empresa Destaque na Área de Vivência.

 

Receberão o Certificado de Empresa Prevencionista as empresas Construtora Castor Ltda, Construtora Terrazzas Ltda, EPO Engenharia, Construtora Caparaó S/A e Monterre Construtora S/A.

 

A categoria Operário Destaque na Segurança do Trabalho recebeu inscrições, mas, neste ano, não premiou nenhum dos concorrentes, uma vez que as contribuições apresentadas não atenderam ao escopo da premiação. Não se reconheceu nesta categoria recursos inovadores que auxiliassem as empresas nas ações voltadas para a segurança do trabalho.

 

A comissão homologadora dos resultados alcançados pelas concorrentes foi constituída por representantes do Sinduscon-MG, Seconci-MG, da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), assegurando a pertinência e adequação do que foi proposto nas regras do prêmio.

 

A solenidade de premiação acontecerá no início de 2018, em data a ser divulgada pelas entidades promotoras.

 

 


Funcionamento do Seconci-MG durante os jogos do Brasil na Copa Funcionamento do Seconci-MG durante os jogos do Brasil na Copa

Informamos que o Seconci-MG terá seu horário de funcionamento alterado durante a transmissão dos jogos do Brasil na Copa. No dia 22 de junho, sexta-feira, a entidade irá funcionar a partir das...

Workshop eSocial com Gustavo Nicolai Workshop eSocial com Gustavo Nicolai

No dia 26 de junho, o Seconci-MG irá promover um treinamento sobre o eSocial, com foco em suas interações com saúde e segurança do trabalho. O workshop tem como objetivo auxiliar as empresas da...

Desconto para associados no Seminário Ciclo do Concreto Desconto para associados no Seminário Ciclo do Concreto

No dia 14 de junho (quinta-feira), será realizado o Seminário Ciclo do Concreto. O evento, que conta com o apoio do Seconci-MG, acontecerá no auditório do Centro Universitário Newton Paiva –...

Conheça as principais alterações estipuladas pela Portaria nº 261/2018 Conheça as principais alterações estipuladas pela Portaria nº 261/2018

A Portaria 261/2018, que altera o item 18.21 – Instalações Elétricas da NR18, foi publicada no Diário Oficial da União em abril, e todas as atividades envolvendo instalações elétricas...